Reação e irritação


 

Dizem que tudo na vida pode ser explicado ou tem uma explicação, justificativas, acredito piamente que isso seja trivial, todos devem conhecer esse “ditado”, se assim podemos chamá-lo. Mas, o que falta para o entendimento desse principio talvez seja a falta de uma perspectiva, de um olhar externo, já dizia um filosofo e econômico indiano, ao qual o nome não me recordo, “quem inventou a água certamente não foi o peixe, porque ele esta dentro dela”, concomitantemente também, necessitamos de um olhar interno, de se colocar na mente do outro e tentar entender suas atitudes, seus gestos. Acredito e acho isso interessante que a sociedade atual virou egocêntrica de mais, talvez esse individualismo todo seja causado pelo meio, um determinismo, acho que sofremos de um processo chamado aculturação, perdemos os valores de uma sociedade “igualitária”, talvez esse não seja o termo ideal, mas ilustra o que quero dizer, ou seja, as pessoas perderam os contatos, perderam a beleza de se enxergar em outrem e “quer queira quer não” este processo é muito decorrente.

O resultado disso, tirando eu como exemplo, são reações, irritações, tristezas, desencantos, não me vêem como uma pessoa determinada a se “doar” para outro, talvez essa seja a minha grande frustração, o que posso fazer? Dizem e acho (quem sou eu para achar?) que à grande verdade do século XXI são os relacionamentos interpessoais que perderam o valor e os significados de sua existência devido à frieza que a tecnologia proporciona, porém, nem tudo esta perdido, o meu desejo e estou esperando por ele, é que todo mundo possa rever que não existe somente o “eu”, mas sim um “eu e você”, ninguém sozinho move montanhas, carregar fardos de tristeza pode ser menos doloroso quando compartilhados.

Entendam e deixo bem claro isso que o grande fascínio de se ter amigos, é a beleza do compartilhamento, não importa qual tipo de amizade, valorize seus grandes amigos. Nesse tempo de mutações, encontrá-los esta cada vez mais difícil, acreditem que sofro muito por isso.

 

RPH A.

