Orgulhosos


 polaroidvalfinal

 

 

42-18562917

 

“Quem é orgulhoso a si próprio devora.” (William Shakespeare)

Hoje estava conversando com um amigo, sobre o quanto o orgulho de uma pessoa pode magoar e afastar outra.

Eu sempre fui muito orgulhosa, e sempre tive o orgulho como uma qualidade, achava que se não fosse assim, me fariam de boba ou teria menos valor.

Aos poucos fui percebendo e ainda continuo aprendendo, que esse orgulho exacerbado me fez perder muitas coisas. O fato de nunca querer dar o braço a torcer e sempre ter a razão, trouxe resultados não muito bons em várias situações. Hoje percebo que facilitar, perdoar e pedir desculpas, não apenas me acrescenta coisas boas, como me dá oportunidade de viver experiências incríveis, que com orgulho, nem se quer aconteceriam.

Uma pessoa orgulhosa, muitas vezes finge  indiferença, mas lá dentro o reflexo disso é desastroso.
Por isso hoje considero o orgulho como um sentimento destrutivo, que poda sentimentos e anula grandes oportunidades, assim como percebo que orgulho demais é sinônimo de covardia, falta de coragem ou imaturidade.

Claro, existe por outro lado, o orgulho saudável, que não passa por cima de pessoas nem de sentimentos, que não fere. Apenas nos transmite a sensação de segurança quanto ao que pensamos, fazemos e dizemos.  Difícil é saber até onde orgulho não prejudica.

 

“O orgulho… é filho da ignorância.” (Giuseppe Baretti)

 

Foto:  “O orgulho divide os homens; a humildade une-os.” (Henri Lacordaire)

Val Dantas

