Empresas, valorizem seus funcionários!


polaroidvalfinal  

equipe

TRABALHO EM EQUIPE

Li um artigo que mostrava uma pesquisa realizada nos estados Unidos sobre a satisfação de funcionários e seu tratamento nas empresas. O resultado encontrado é que empresas que tratam melhor seu funcionário também possuem melhor desempenho. A razão disto talvez esteja na relação de causa e efeito: “trato melhor meu funcionário, que irá produzir mais e todos ganhamos com isto”.

Duas outras conclusões importantes do trabalho. Em primeiro lugar, empresas com elevados montantes de aplicação em pesquisa e desenvolvimento tem maior chance de aparecer entre as empresas que melhor trata seu funcionário, o que é razoável supor já que o principal ativo destas empresas são os recursos humanos.

A segunda conclusão não é tão obvia assim: as empresas escolhidas não pagam melhor a seus executivos. Uma possibilidade prevista na teoria era de que empresas que tratam bem os funcionários também são generosas com seus gestores. Ou seja, utilizam a política do “uma mão lava a outra”. Os autores encontraram exatamente o oposto. Nas empresas escolhidas pela revista Fortune o salário do executivo é em média menor que os das outras empresas.

Isso só confirma a minha opinião de que stress não justifica mal trato e que gentileza, gera gentileza. No ambiente de trabalho ou em qualquer setor pessoal.

Eu aprendi em muitas matérias ao longo da faculdade, que os primeiros clientes de uma empresa, são seus funcionários, esses precisam acreditar no que estão trabalhando, no produto que vendem, porque assim o fazem com maior entusiasmo.

Na minha primeira aula de especialização, o professor contou o caso de uma empresa que queria fazer ações sociais, ajudando na construção de casas de pessoas carentes, e distribuição de brinquedos para crianças carentes, e ele perguntou: Todos os seus funcionários possuem casa própria? E eles não têm filhos não? (eles não tem =x mudança no português, fase de adaptação ainda) Por que você não ajuda aos seus colaboradores a possuir sua casa ou faz o dia de suas crianças mais feliz?

A sua lição começa em casa, de dentro pra fora, os funcionários trabalhariam com muito mais animo e vontade ao ser ajudado na aquisição de sua casa própria, do que vendo a empresa fazendo ação social com pessoas de fora.

Hoje particularmente eu escrevo este texto pensando em uma pessoa, que não é minha chefa, viu Eidy? (Um dos motivos que me animam a trabalhar é o seu sorriso todos os dias, e o reconhecimento a cada conquista ai dentro)

Se eu pudesse, daria o conselho a cada gestor:

Valorize, observe antes de julgar incapaz, sonso ou desqualificado. Aposte nas pessoas que se dedicam à mesma causa que você! 😉

Valná Dantas.

Anúncios