A difícil tarefa de ensinar


polaroidluafinal

boletim

Ensinar é uma arte, um dom, ou pura prática? O que de fato, podemos ensinar ao próximo, se as coisas mais básicas, como cidadania e ética, nós não conseguimos ensinar?
Tenho a felicidade de lecionar numa instituição particular de ensino superior, onde, “teoricamente”, deveriam estar pessoas educadas e conscientes dos seus direitos, mas principalmente dos seus deveres. É no mínimo, lamentável, ver moças e rapazes de famílias “ricas” se comportando de maneira imoral e antiética. Essas pessoas fecham o acesso aos cadeirantes com seus carros luxuosos, jogam o cigarro no chão, porque acham que o lixeiro fica longe, desrespeitam o próprio ambiente, largando sem o menor pudor seus lixos (sólidos e comportamentais) aos seus semelhantes…
Todos os dias em sala de aula como professora e como cidadã, eu faço a minha parte! Sem o menor pudor eu questiono nossos comportamentos diários, e até onde o nível de instrução tem influência. Eu, ensino aos meus filhos, todos os dias, o respeito pelo próximo, nas suas mais diversas formas, que vão desde o ato de cumprimentar seu semelhante até o de prezar pelo ambiente em que vivemos. Ensinar, não se resume ao “passar conhecimento teórico”, ensinar é conscientizar. Por tanto, quando consigo transmitir meus conhecimentos e minhas ansiedades, percebo que há, no ato de ensinar, arte, dom e muita prática!!!

 

Lua Beserra

