Qual a finalidade do 3D em uma maquete?


Há algum tempo escrevi alguns artigos sobre Design e suas vertentes no processo midiático, são esses artigos: O design como profissão, A banalização: Design & Designer, Muito mais que um simples design. Neles podemos caracteriza a importância ou não do design nos tempos modernos. Assim me aproprio dessas concepções para me aprofundar numa das ferramentas mais importantes que o design pode oferecer o 3D, concomitantemente falarei sobre maquetes e suas características dentro do 3D.

Maquetes 3D:

Maquete 3D pode ser descrita como uma ferramenta de trabalho, que nos auxilia a compreender melhor os espaços e as soluções espaciais que estão sendo propostas por arquitetos e engenheiros. O projeto 3D (maquete eletrônica ou maquete digital) consiste na criação de ambientes virtuais simulando a realidade e permitindo uma visualização previa dos projetos antes mesmo da sua execução, pode-se ainda ter uma navegação virtual através de um filme e navegação interativa.

Entre as grandes vantagens das maquetes 3D está o baixo custo, se considerarmos o alto investimento que será realizado pelo cliente no projeto e construção. Investimento este que será feito com maior segurança quando ele tem certeza de como a obra ficará depois de concluída. Abaixo se encontram algumas outras vantagens:

  • Facilidade de compreensão do projeto, às vezes dificultado pelas com plantas, cortes e fachadas;
  • Imagens digitais feitas com o auxilio de computação gráfica, que associam tecnologia, modernidade, realismo e profissionalismo ao projeto;
  • Possibilidade de realização de testes de cores e acabamentos com grande fidelidade, evitando surpresas desagradáveis;
  • Imagens entregues em CD, em alta definição, para utilização em gráficas, impressões e confecções de pôsteres.

As imagens obtidas a partir das maquetes 3D são poderosas ferramentas de convencimento e apresentação, podendo ser utilizadas para os seguintes propósitos:

  1. Apresentação do projeto ao cliente;
  2. Testes de cores e materiais de acabamento;
  3. Obtenção de parceiros e investimentos;
  4. Comercialização de empreendimentos;
  5. Apresentação para concursos e concorrência;

Assim podemos constatar a eficácia do sistema de visualização e projeção da realidade em 3D.

Anúncios