15 dicas de estratégia online


Na web não basta estar presente. É preciso atuar de forma efetiva com base em planejamento e estratégias estruturadas. Criar uma conta no Twitter, inserir o logo de sua empresa e mandar algumas mensagens não significa que você está interagindo e colaborando com seus clientes.
Neste artigo reunimos 15 pontos que são extremamente importantes para uma boa atuação no mundo online, não somente em redes sociais, mas as dicas são válidas para blogs, e-mail marketing e o próprio site.
1. Saia do padrão
Seu público não acessa somente o seu site, ele está presente na Web, da mesma forma que você está.
2. Identifique onde o seu público está na web
Descubra fóruns, redes sociais, sites e blogs. No Twitter, monitore as palavras-chave.
3. Esteja além do marketing
Crie um canal de comunicação bi-lateral, participe e interaja com seu público. Gosto muito da atuação do Andys Brasil no Twitter, @Andys_Brasil e por indicação da @marianaalvesbr a atuação do Starbucks.
4. Estabeleça sua credibilidade
Recomendo leitura do artigo da Mariela Castro @marielacastro.
5. Seja consistente
Tenha conteúdo de qualidade! Indico o site Avellar e Duarte para Gerenciamento de Projetos e o Usabilidoido para Usabilidade e Arquitetura da Informação.
6. Jamais abandone
Criar um blog ou iniciar uma atividade em rede social e depois abandonar é pior que nunca ter iniciado. Sites desatualizados são péssimos também. Veja o Twitter da Liberty Seguros, abandonado.

7.  Planeje sua atuação
Estar presente na Web não significa apenas mandar alguns tweets, ter um site, facebook e postar alguns artigos no blog.
8. Defina responsáveis
Mantenha um responsável ou equipe para monitorar e atuar nas redes sociais. Estes profissionais precisam entender a história e os processos da empresa, como também de web.
9. Utilize todos os meios
Poste vídeos no Youtube, slides no SlideShare, esteja presente no diHITT, Uêba, Digg entre outros.

10. Online e offline alinhados
É muito ruim quando o online é pego de surpresa por alguma ação offline.
11. Torne-se importante para a sociedade
Utilize suas redes para espalhar notícias e ações relevantes. Por que não ajudar alguma entidade aproveitando seus milhares de seguidores?
12. O sucesso não é instantâneo
Não pense que em poucos dias você será o sucesso na web.
13. Todos falando a mesma língua
Não adianta o Twitter oficial da empresa vender a maravilha que é a empresa enquanto os funcionários em seus blogs, Twitters e Facebooks falam ao contrário. Ou seja, suas atitudes no offline devem ser as mesmas do online e vice-versa.
14. Seja social
Utilize botões sociais no seu site e blogs. Ajude seus clientes a compartilhar informação.

15. Não fale mal, fale com
Seu concorrente não é seu pior inimigo, interaja com ele, de RT em algum tweet dele ou até mesmo publique em seu blog alguma notícia que ele tenha dado sobre o mercado.
Em resumo: Estude, pesquise referências, benchmarketing, cases, analise seus concorrentes e se for para fazer, que faça o melhor.

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