Empresa Social – Projeto Núcleo Papel


Mais de 300 portadores de problemas auditivos, durante o ano de 2009, foram encaminhados ao mercado de trabalho pela Associação de Amigos e Pais de Pessoas Especiais, a AAPPE. Esse número ainda é pouco em relação à população que sofre de algum tipo de perda de audição – pesquisas mostram que são dez mil, somente em Maceió.

Devido a esta realidade a AAPPE, através de um projeto pioneiro, tenta mudar essa realidade oferecendo capacitação de pessoas surdas que encontram de alguma forma, dificuldades para se inserir no mercado de trabalho. Atualmente, estamos promovendo o projeto Semente Papel Reciclado. O projeto tem como intuito formar mais de 30 profissionais surdos através de uma visão empreendedora, juntamente aliada a características de negócios Sustentáveis ou Empresas Sociais. Este projeto visa diminuir o impacto social e ambiental integrando através de uma viabilidade financeira a comunidade surda beneficiando com oportunidades geradas pelo empreendimento, além de ofertar um produto e serviço que contribui diretamente para a solução de questões sociais e ambientais. O projeto foi lançado no final de maio e deve ser encerrado no mês de setembro. A capacitação acontece nos dias de terça e sexta, nos horários das 8h ate às 11h e das 14h às 17h. Os surdos participam de momentos de envolvimento com atividades manuais e construção das habilidades produtivas com o papel reciclado.

Este projeto é voltado para o fortalecimento de novas oportunidades para mais e diferentes pessoas, otimizando talentos da sociedade, além de contribuir para mudar a maneira com que a sociedade pensa sobre o empreendedorismo social.  Assim a AAPPE está realizando mais um papel inovador no engrandecimento social, incentivando a prática e a inserção do surdo no mercado de trabalho.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios