Resumo (1° dia) Seminário Acessibilidade: Um Caminho para Inclusão


A sensação durante a abertura do Seminário “Acessibilidade: Um Caminho para Inclusão” foi de consolidação: todos os participantes e envolvidos concordam que este evento pode ser considerado um sucesso antes mesmo do seu fim.

O evento, em seu primeiro dia, vem acompanhando as discussões  sobre o tema “Inclusão”, fortalecendo o debate em todos os âmbitos sociais. Começando com a divulgação das principais ferramentas que garantem a qualidade e o respeito social, educacional, cultural, entre outros fatores que corroboram o tema.

Hiperatividade foi o tema da palestra de Cláudio Cerqueira (Neuropsicólogo da AAPPE). Mapeando as grandes transformações desse cenário, o médico explanou todas as características envolvidas sobre o tema, explicando todas as vertentes desse diagnostico. Em seguida tivemos a participação de Joelina Alves Cerqueira (Gerente de Educação Especial da Secretaria do Estado da Educação e do Esporte) onde abordou as Políticas Públicas Inclusivas no Estado de Alagoas e como o mesmo fomenta a qualificação dos setores para garantir o ótimo atendimento à sociedade. Assim, logo após, tivemos a participação de Adriano Dias (Presidente do NUDEPE) que afunilou o assunto, falando a realidade sobre acessibilidade de pessoas com deficiência em Penedo.

Na parte da tarde, o principal assunto foram as práticas de envolvimento e inclusão de pessoas com deficiência e como avaliar esses aprendizados transformado-os em valor agregado para a família, sociedade, empresas e o município de Penedo. Ledi Fátima Cenci (Pedagoga) mostrou como trabalhar a pessoa com deficiência no ambiente escolar, revelando ferramentas manuais que, produzidas artesanalmente, podem garantir a evolução da pessoa com deficiência. Apesar de ser cada vez mais importante o tema, Adriana Pitta (Psicóloga e Coordenadora da escola da AAPPE), apresentou em sua palestra, O Desafio da Múltipla Deficiência: Caminhos e Possibilidades, como certificar o melhor resultado educacional para a pessoa com múltipla deficiência. Por fim, fechamos o dia com o Painel Empresarial: Novos Programas de Responsabilidade Social nas Empresas, com a participação de representantes das empresas CODEVASF e UNICRED, mostrando como eles abordam o tema em suas empresas e, além disso, garantir as pessoas com deficiência à total comodidade e qualidade em seus serviços prestados a sociedade.
As apresentações mostraram que, mais que inovar o atendimento, o desafio é inovar nos processos, nas práticas de ensino-aprendizado, fortalecer as políticas publicas da região e garantir a total qualidade do serviço prestado a sociedade.

Para a realização desse evento tivemos o apoio e a contribuição da UniCred, Site Aqui Acontece, Rádio Penedo FM, Sindspem, Prodefal e Faculdade Maurício de Nassau. Parceiros que, com certeza, fomentam e trabalham para o engrandecimento da inclusão da pessoa com deficiência.

Anúncios